Cerca de 50 leitos do hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, estão desocupados e não recebem pacientes. A informação veio através de denúncias de pessoas que trabalham no próprio hospital. Os quartos estariam fechados por falta de médicos e outros profissionais da saúde.
Clique e ouça a reportagem que foi ao ar nesta quarta-feira no programa Breakfast.Para citar um exemplo, na ala de cardiologia tem seis leitos fora de funcionamento, já na internação clínica são oito espaços fechados e na ala de pacientes que passaram por cirurgia são 10.
O fechamento de leitos seria uma estratégia da diretoria do hospital para não aumentar o quadro de funcionários. Apesar das denúncias, a diretora-presidente do Regional Ana Maria Jansen nega que haja espaços fechados ou falta de profissionais.
As pessoas que fizeram a denúncia não querem se identificar por medo de represália. Alguns funcionários ainda sofrem retaliação por haverem participado da última greve dos servidores da saúde, em 2009. Ainda de acordo com informações, quem resolve ir contra alguma decisão do hospital a gerência de enfermagem colocaria o funcionário em situações constrangedoras, como a mudança de setor e a privação de fazer horas extras. Mais uma vez a direção do hospital nega que haja conflitos entre a equipe.